quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Alcool - Até onde você é você?


Como todos sabem o alcool no Brasil é sinonimo de alegria, e nada mais simbólico como essa clássica e sugestiva imagem ao lado, claro que aqui no Brasil se enquadraria muito mais a imagem de uma mulher com o copo de cerveja na mão, mas como meu texto não é apenas para homens ou para criticar o marketing da área vamos ao que interessa.
Não é necessário muito conhecimento sobre o alcool, para saber que após ingerirmos uma certa quantidade dele começamos a ficar mais "desinibidos" (alegres, comunicativos, etc), sendo toda essa comunicação extra ligada diretamente a efeitos causados por ele no cérebro.
E agora que começa a questão que me perguntei e não achei resposta... É fato que o alcool modifica nossa capacidade de tomada de decisões, estamos mais propícios a aceitar idéias que normalmente não aceitaríamos, agora depois de um certo nível de embriaguez qual é o nosso critério para tomada de decisão? Diz a cultura popular que bêbado faz o que sempre quis fazer, mas até que ponto isso é verdade? E é nesse ponto que eu gostaria de chegar.
Quando alguém bebe, a pessoa age por intenções que tinha (que poderiam ser até subconscientes) ou apenas age por impulso (faz o que for acontecendo sem pensar)?
O que sei sobre alto nível de embriaguez: esquecemos o que falamos, a memória fica em "flashes", mudamos o modo de comportamento, nossa capacidade cognitiva é absurdamente reduzida.
Agora dando um veredicto pessoal, pois não sei como o alcool age no cérebro, mas baseado em experiência, diria que acredito mais no impulso, pessoas alcoolizadas me dão a impressão de agir pelo que acontece e não por vontades inconsciêntes. Poderia dizer que estão em piloto-automático.
Atitudes estas geradas por impulso que não eximem o executor da ação de culpa alguma do que ele cometeu de erro, pois antes de beber ele sabe onde está, onde vai, quem está com ele, quais as responsabilidades dele naqueles momento, etc, etc, etc... Sendo assim o embriagado facilmente julgado culpado, por saber que uma série de problemas poderiam ser causados caso dele beber.
E você no que acredita?