sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Saudades


Saudade, sentimento que pode ser tanto bom quanto ruim, pode ser de pessoas, de momentos, de um objeto... enfim de coisas que nos remetem boas lembranças... sentimento que nos faz refletir, em momentos dramáticos é a dor da perda em momentos mais felizes é a valorização do que não está presente a nós...
Classificaria como dois tipos as irreversíveis e as reversíveis, como o nome já diz a irreversível não pode ser modificada, é a saudade daquilo que perdemos e não temos como modificar, a perda de alguém, acredito que seja o mais complicado dentro desse tipo, falo por experiência própria, sei que vivi pouco mas até o momento é o que mais me aflige, perdi meu pai aos 15, muito do que sou devo a ele, talvez não tivesse começado minhas reflexões se não tivesse o perdido, preferia eu ser menos reflexivo e ainda contar com aquele que será meu eterno melhor amigo, queria que ele estivesse aqui, que tivesse visto eu me formando no técnico, entrando na faculdade, comprando meu carro (paixão minha e dele), algumas pessoas são insubtituíveis SIM, se choro até hoje pelas lembranças é porque enquanto aqui comigo ele fez mais do que o melhor que ele poderia ter feito, o maior problema do homem aprender a dar valor somente quando se perde, e isto é uma das poucas coisas que generalizo do homem... acho que já foi o suficiente sobre uma parte de minha história, agora falando sobre a saudade reversível, é aquela que sentimos de alguém durante uma viagem, que sentimos de um lugar que visitamos, enfim coisas do tipo que poder ser refeitas, podemos voltar da viagem, podemos visitar o lugar novamente...
Em suma saudade, um sentimento que nos faz crescer através da falta do que gostamos, que nos faz dar valor aquilo que por nós passava despercebido, que sempre esteve abaixo de nosso nariz e que não era visível.
Quando entramos na área de relacionamentos este pode ser um fator que nos complica (e muito) no momento de se tomar a decisão correta, acabei um relacionamento a algum tempo e senti saudades, mas como sei que saudades só se tem do que foi bom (sabia que não teria saudades do que não era bom e se me deixasse tomar por ela não faria o que deveria fazer), fiquei pensando em tudo e tirei algumas conclusões, se acabei não foi por acabar, foi porque tive motivos e aquilo não me fazia bem, ja tinha brigado outras vezes e escutado promessas de mudança, mas nada que duas semanas ou um mes nao fosse o suficiente pra tudo voltar a ser como era... Depois que coloquei todos fatores na balança, mesmo fazendo o que nao queria fazer, mas que sabia que era o que devia fazer, acabei chegando onde eu me encontro hoje, feliz e sem saudades...
Tenham um bom fim de semana e um ótimo começo de agosto para todos.

2 comentários:

H. Mizoguchi disse...

"Saudades é a certeza de que não foi em vão".
Não é mesmo?
Parabéns pelo texto LCM!
[Um sentimento que nos faz crescer através da falta do que gostamos][2]

Eu entendo exatamente quando você diz que sente saudades do seu Pai, e que isso é o fator que levou a você a refletir sobre a vida!
Passei por algo muitissimo parecido.


Abraços!

Luan Iglesias disse...

Me identifico com algumas de suas filosfias...

"maior problema do homem aprender a dar valor somente quando se perde, e isto é uma das poucas coisas que generalizo do homem.."

Isso faz com que a Reflexão vire uma suposta arte.

Saudações.