quinta-feira, 17 de julho de 2008

O que nos move?

Não, não estou falando das pernas, mas sim quanto a nossa parte psicológica.
Este é um assunto que varia muito de autor para autor, partindo de um filósofo bem antigo, Aristóteles por exemplo acreditava que estamos aqui e que o que fazemos é para atingirmos nossa felicidade, já um filósofo mais atual como Nietzsche falava que o que move o homem é sua sede pelo poder, chegando um pouco mais a nosso tempo encontramos o psicanalista Freud, que propôs que o que move o humano são sentimentos libidinosos... enfim cada um com uma opinião, tendo eu concordado parcialmente com cada um deles...
Acho a divisão do cérebro humano proposto pelo Freud bem interessante e aplicarei, como proposto no estudo do Freud o cérebro teria três divisões, o inconsciente, o consciente, uma região intermediária entre estas duas, no inconsciente ficariam nossos instintos, a parte intermediária é a parte que interpreta nossos instintos com nossos princípios (ética, entre outros princípios da sociedade)... Fazendo uma proposta de que o instinto no move, e que enquanto nos sentimos “a salvo” a consciência tem domínio das atitudes sobre nossos atos, cabendo a quando estamos ameaçados, “sob risco”, o inconsciente tomaria conta de nossas atitudes, ou vai dizer que nunca tomou um susto ou esteve em alguma situação que rapidamente o colocou em risco e não fez algo e depois falou: “sei lá, foi instinto”.
A principal coisa que nos moveria seria o instinto que vejo dominante na maioria dos seres, a sobrevivência, tendo ela como conseguinte a felicidade proposta por Aristóteles, sendo a felicidade algo particular a cada ser, para Nietzsche o homem busca poder, o poder pode ser uma forma do homem se sentir feliz, Freud propôs sentimentos libidinosos que para outros pode ser sua forma de felicidade, enfim, entre tantas outras formas que fazem cada individuo se sentir feliz/satisfeito.

4 comentários:

Calu Baroncelli disse...

olá amigo,
obrigada pela mensagem.
visite meu blog sempre que quiser
forte abraço

Calu Baroncelli disse...

o que me move?

de um lado, paixão
de outro, preguiça

sim, a preguiça

eu vivo correndo atrás de tudo insanamente para, futuramente, descansar tranquilamente.

H. Mizoguchi disse...

Interesantissimo LCM!
Muito mesmo, adorei ter lido esse poste, de verdade, mesmo, concerteza.
Você me lembra sempre que eu devo estudar mais, hehehehe... ^^

almariada disse...

eu acho que "dividir" não costuma ser boa ideia: é como com o bem e o mal... dá besteira... ;)

e também acho que o que nos move... é o que nos criou... o que nos recebe de volta... o que não tem nome, ou tem muitos, mas nenhum pode definir... porque é tudo e os nomes servem para as diferenças... para o que aparece e desaparece...

uf! ;) fiquei almariada... ;)

tudo bom!