sexta-feira, 11 de julho de 2008

Sozinho ou solitário?

Ultimamente estas tem sido duas palavras que andam "martelando" minha cabeça. Uma tem ligação com a outra, mas necessariamente não se encontram juntas, alguém cercado de amigos pode se sentir solitário, assim como, alguém sozinho pode estar muito confortado e não sentir isso.
Tenho pensado muito no assunto e no que isso se reflete a mim também, me considero um tanto quanto sozinho, gosto de ter minha privacidade e de estar comigo apenas e mais ninguém, tenho poucos amigos imagino que algo entre 3 ou 4 (os outros são apenas conhecidos) os quais dou seu devido valor, já a solidão é um fator que independe de se estar sozinho ou não, podemos estar de bem com nós mesmos, ter nossas idéias e estarmos felizes apenas com nossa opinião, sem a necessidade de compartilhar com um próximo, também como podemos ter a vontade de compartilhar nossa opinião e nossos próximos não mostrarem o mínimo interesse ou vontade de compartilhar de nossas idéias, fazendo termos a sensação de solidão, tendo eu já passado por estes dois casos... Mas nem por isso fico deprimido ou descrente, deixo isto para os fracos de pensamento que não resistem à primeira dificuldade que aparece, creio que nossos erros, obstáculos que aparecem, entre outras coisas que nos levam a tristeza devem servir para crescermos. E por assim chegar eu um auto-questionamento...
Não colocando a solidão como algo que sempre seja ruim, afinal encaro como este sendo um dos principais motivos para iniciarmos a pensar acerca de filosofia ou outros assuntos pertinentes a nosso ser, mas como toda e qualquer coisa em demasia faz mal. E também não desconsiderando que quando uma pessoa se encontra sozinha ela tem uma maior tendência a se sentir solitária, já que quando estamos entre amigos, no trabalho, na faculdade, enfim onde que que for podemos facilmente nos distrair entre conversas, atividades...
Num panorama geral gosto de estar sozinho, quanto a se sentir solitário... hum, até gosto mas as vezes me parece dramático demais e quando chega a este ponto tento focar o pensamento em algo mais construtivo.

Tenham uma ótima semana...
Abraços

3 comentários:

H. Mizoguchi disse...

Estar só abre caminhos para encontrar respostas dentro de nós mesmos.
yeap!

almariada disse...

e então eu penso que toda a gente sabe o que é estar a sós no espírito mas que a convenção não "permite" falar disto e é por isso que sentimos solidão... como se as outras pessoas não sentissem o que nós sentimos... mas não pode ser verdade, não é?

Tudo bom para você! ;)

Anônimo disse...

vim retribuir o comentário :)
eu sou uma espécie de mistura kafkiana-nietzschiana: vejo a vida como um absurdo, mas procuro traçar um caminho à minha forma, tentando lutar contra o absurdo e torná-lo uma realidade a partir da minha vontade (daí eu falar das três metamorfoses nietzschianas, presentes na obra de nietzsche "Assim Falou Zaratustra") e esboçar uma obra de kafka que redige aquilo que eu vejo na vida: uma luta pela sobrevivência, em que levamos facadas e mais facadas.
fico contente por gostar também de filosofia :)
só passei uma vista de olhos pelo seu texto porque estou sem tempo, mas deu para entender que é filosófico :)
quando voltar, leio-o com mais calma.

beijos***